domingo, 9 de novembro de 2014

ASSUNTOS SEMELHANTES:

5 maneiras para começar a entender e gostar de ler a Bíblia.

A Bíblia intimida muitas pessoas, mesmo aquelas acostumadas a lerem outras obras. Uma leitura eficaz da Bíblia, é diferente da leitura comum de outros livros, pois, os mesmos não podem (ainda que sejam livros cristãos) compara-se à ela. Não há um livro alternativo. Este é O LIVRO! Não há nenhum substituto.
Precisamos descobrir como gostar de ler a Palavra de Deus. A nossa caminhada na vida cristã, não terá sentido e será desorientada se não conhecermos o manual que Deus deixou para guiar os nossos passos. Logo, precisamos lê-la compreendê-la e praticá-la.

Aqui estão 5  sugestões que podem ajudá-lo:

ORE – A Bíblia não é um livro comum. É um livro espiritual, inspirado por Deus (2. Tm 3.16), precisamos da ajuda do Espírito Santo para compreender cada passagem das Escrituras. Ore! Peça a Deus para ajudá-lo a entender o que você está lendo. Ele dá a unção que te ensina! “Leia 1 Jo 2.27 para maiores esclarecimentos.”
ESCOLHA UMA VERSÃO FÁCIL DA BÍBLIA – Tradicionalmente a Bíblia está num nível de linguagem considerado difícil para a maioria dos brasileiros. A escolha de uma versão mais fácil da Bíblia irá lhe ajudar. Alguns pastores indicam para quem está começando as versões NVI e NTLH para uma leitura literal fácil, e a Bíblia Viva, para uma leitura literal muito fácil.
COMPARTILHE SUA LEITURA – Quando compartilhamos com outras pessoas o que lemos e vivemos aquilo que está escrito, a Bíblia torna-se viva. Também, quando você fala sobre o que você está lendo para outras pessoas, elas acabam de alguma forma sendo envolvidas pela sua leitura, isso, faz que você se sinta mais valorizado. (Leia Filemom 1:6 para ver um exemplo disso.)
Partilhe a sua leitura, forme um pequeno grupo, um grupo de rapazes ou de moças, ou ainda, se é casado, convide a sua esposa e leiam a palavra de Deus Juntos.
ESCLARECIMENTO – Para essa parte uma boa Bíblia de estudos cai bem. Eu recomendo a “Bíblia de Estudos Pentecostal”, mas, há outras excelentes Bíblia e também uma grande demanda de ferramentas on-line gratuitas que podem dá maiores esclarecimentos à sua leitura. Procure palavras que você não entende. Aprenda a usar dicionários bíblicos, comentários, concordâncias e chaves bíblicas. Lei a Bíblia usando as notas de rodapé, elas podem lhe ajudar a entender passagens, que não são claras.  
RELACIONAMENTO – A melhor maneira de se apaixonar pela Palavra de Deus é conhecer o autor. Leia como uma carta de amor escrita para você. Se alguém lhe escreve uma carta de amor, você vai lê-la continuamente até você descobrir as reais intenções do autor, e talvez até mesmo vai memorizar partes da carta ao longo do caminho. Se você não conseguir descobrir alguma coisa, vai e consulta o autor. Se você ler a Bíblia mais apaixonado por Deus descobrirá que a leitura da Bíblia é muito mais fácil do que imagina. Quem sabe, um dia, poderá acha-la até “divertida”.
O que você gostaria de acrescentar à essa lista?

Indico a leitura do blog do Pr Roned Mondson

0 comentários:

Postar um comentário


REGRAS AO COMENTAR:

Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem.


1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).



2 - Comentários ofensivos serão deletados.

Copyright @ 2013 Diácono Irmão José.