domingo, 30 de novembro de 2014

ASSUNTOS SEMELHANTES:

MOISÉS RESSUSCITOU PARA SEU CORPO NÃO VER A CORRUPÇÃO?


Muitos teólogos em especial os da IASD defendem a teoria da ressurreição de Moisés antes de Jesus Cristo de Nazaré. Como base para suas afirmações, eles usam os escritos de Ellen G. White, paralelos à alguns textos bíblicos fora do seu contexto. A maioria, acredita nessa teoria de tal maneira que não se dobram diante de outros pontos de vista e estão certos de estarem defendendo uma  "verdade".  Será verdade a afirmação de que Moisés ressuscitou para seu corpo não ver a corrupção? Certamente que não, agora veremos porquê.

Primeira base teológica usada pelos defensores da teoria da ressurreição de Moisés. 
                                                                          Primeiros Escritos - Ellen G. White, Pg. 164. 

  • Moisés passou pela morte, mas Cristo desceu e lhe deu vida antes que seu corpo visse a corrupção. Satanás procurou rete o corpo, pretendendo-o como seu; mas Miguel ressuscitou Moisés e levou-o ao Céu. Satanás maldisse amargamente a Deus acusando-O de injusto por permitir que sua presa lhe fosse tirada; Cristo, porém, não repreendeu a Seu adversário, embora fosse por sua tentação que o servo de Deus houvesse caído. Mansamente remeteu-o a Seu Pai, dizendo: "O Senhor te repreenda." Jud. 1:9. 



Os que foi destacado acima é um trecho dos Primeiros Escritos de E.G.A. Nele, podemos observar claramente que ela está afirmando que Moisés morreu, mas que imediatamente após a sua morte o Arcanjo Miguel ressuscitou Jesus e levou-o ao Céu assim, o corpo de Moisés não teria visto a corrupção (apodrecido). A referência bíblia usada para defender a suposta ressurreição é o de Jd 1.9, assim está escrito: "Mas quando o arcanjo Miguel, discutindo com o Diabo, disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar contra ele juízo de maldição, mas disse: O Senhor te repreenda"


Pura interpretação! E o que E.G.W, fez com esse texto de Ju 1:9. Não encontramos nenhuma referência ou inferência a uma suposta ressurreição do corpo de Moisés, o texto apenas diz que o Arcanjo Miguel disputava pelo corpo de Moisés, não podemos ir além do que o texto permite. Mas como minha afirmação não é suficiente para refutar a suposta ressurreição de Moisés para não ver a corrupção do corpo, vamos analisar a Bíblia e tirar as devidas conclusões. 

Refutação Bíblia. A bíblia é bem clara no que diz respeito à incorruptibilidade do corpo. Em Sl 16:10 - O salmista é bem claro em afirmar que o único cujo corpo não veria a decomposição era o de Nosso Amado Senhor e Salvador Jesus Cristo, assim se expressou o homem de Deus Davi: "Pois não deixarás a minha alma no Seol, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção". Ainda, Lucas no N.T. confirma o escrito do salmista com as mesmas palavras dizendo: "prevendo isto, Davi falou da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no hades, nem a sua carne viu a corrupção" (At 2:31). Poderia parar nesse texto de Sl 16:10, o que seria suficiente para refutar a incorruptibilidade do corpo de Moisés, mas como dito acima, os defensores dessa teoria,  não se dobram diante de outros pontos de vista, logo, sinto por bem prosseguir com mais textos bíblicos afim de não deixar dúvidas aos nossos queridos leitores. 

Se Miguel ressuscitou Moisés e levou-o ao Céu, como Jesus muito tempo depois poderia afirmar que ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem? (Jo 3:13). Quem está certo Jesus ou E.G.W? Com certeza é Jesus. Como eu imagino que eles ainda não ficarão satisfeitos, quero ainda lhes lembrar de outros textos bíblicos que tratam do assusto da ressurreição. Vejamos quais:


  • Mas na realidade Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. (1 Co 15:20)
  • Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados. Cada um, porém, na sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda. (1 Co 15.22-23)
  • Não vos admireis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão:  os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo (Jo 5:28-29) Pergunto, essa hora já chegou?
Os textos bíblicos apresentados são claros e não precisam de interpretação humana, por si só eles já dizem que o Nosso Senhor Jesus foi feito a primícia dos que dormem , ou seja, Ele foi o primeiro a ressuscitar dos mortos e em seguida subir aos céus, pois todos os textos que falam da  ressurreição de Cristo vêm seguidos do contexto que fala também da sua ascensão aos céus, por isso, ele tem a primazia da ressurreição. É assim que Cristo como primícia da ressurreição deve ser compreendido, como aquele que foi o primeiro a ressuscitar dos mortos e subir aos céus, esse é o contexto correto, todos os que morreram em Cristo passarão por esses passos. 

Os adeptos da teoria da ressurreição de Moisés  tentam ainda defender a sua teoria explicar que Cristo  é o primeiro da ressurreição dos mortos não em ordem cronológica, mas em importância, pois outras pessoas ressuscitaram antes de Jesus Cristo, como por exemplo: O FILHO DA VIÚVA (1 RS 17) O FILHO DA SUNAMITA (2 RS 4) O FILHO DA VIUVA DE NAIM (LC 7:11-15) A FILHA DE JAIRO (LC 8:41-42) TABITA (AT 9:36-41) ÊUTICO (AT 20:9­-12) E LAZARO(JO 11:1- 44 E 12:1,9). 

Sim, essas pessoas realmente ressuscitaram antes de Jesus Cristo. Mas aí eu pergunto, a bíblia fala que elas subiram ao céu após a sua ressurreição? Não, logo há de se concluir que elas morreram novamente e os seus corpos viram a corrupção (viraram pó), e elas estão consequentemente esperando a ressurreição do corpo, quando Jesus vier em sua segunda vinda, pois caso contrário, ainda hoje estariam vivas. 
As pessoas citadas acima , foram ressuscitadas antes de Cristo, apontando para aquele que é a ressurreição e a vida, Jesus disse: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo  que morra viverá (Jo 11.25).

0 comentários:

Postar um comentário


REGRAS AO COMENTAR:

Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem.


1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).



2 - Comentários ofensivos serão deletados.

Copyright @ 2013 Diácono Irmão José.