sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

ASSUNTOS SEMELHANTES:

Educação das famílias de Israel nos tempos bíblicos.

Educação é necessária para que as habilidades e conhecimentos adquiridos por uma geração possam ser transmitidos à seguinte. Esse tipo de educação é contínuo nas famílias, porém, à medida que as habilidades e conhecimento se tornam mais desenvolvidos e o dinheiro mais disponível na economia para pagar por ela,  uma educação mais abrangente pode ser oferecida a um maior número de pessoas.
Quando o povo judeu saiu do deserto e entrou em Canaã, eles não tinham um sistema educacional organizado. Esse sistema desenvolveu-se à medida que sua civilização progrediu, sofrendo as influências das práticas das nações circunvizinhas. A educação era centrada no lar, era responsabilidade da mãe educar tanto os filhos como as filhas durante os três primeiros anos de vida (provavelmente até o desmame). A partir dos três primeiros anos de idade, os meninos aprendiam a lei com o pai, e os pais ficavam responsáveis por ensinar um ofício aos filhos. A Bíblia nos mostra que Jesus mão era somente o filho do carpinteiro (Mt 13:55), mas também o carpinteiro (Mc 6:3).
Os meninos aprendiam uma profissão com o pai e as meninas podiam vir a ter uma profissão, trabalhando talvez como parteiras (Êx 1:15-21) e cantoras (Ec 2:8). No entanto a  educação era basicamente  religiosa, capacitando as crianças a compreenderem a natureza de Deus pelo que Ele fizera e e o que Ele exigia na lei. Um exemplo claro disto esta em Deuteronômios capitulo seis.
Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou o SENHOR, vosso Deus, para se vos ensinar, para que os fizésseis na terra a que passais a possuir, para que temas ao SENHOR, teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que Eu te ordeno, tu e teu filho, e o filho do teu filho, todos os dias da tua vida, e que teus dias sejam prolongados. 
Ouve, pois, ó Israel, e atenta que os guarde, para que bem te suceda, e muito te multipliques, como te disse o SENHOR, Deus de teus pais, na terra que mana leite e mel. Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é  o único SENHOR. Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma, e de todo o teu poder. 
Estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração, e as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te. e levantando-te (Dt 6:1-7).
Percebam o quão bom e agradável seria ao SENHOR se as famílias de hoje em dia  principalmente as cristãs, ensinassem os seus filhos a obedecerem os ensinamentos da palavra do SENHOR nosso Deus e a andarem pelo caminho da justiça e retidão.

O meu pedido ao Senhor é que os pais parem de deixar as crianças o tempo todo  serem ensinadas e poluídas pelas mensagens da televisão e, tirem um tempinho, por mínimo que seja,  para se assentar  juntamente com seus filhos, ler uma bela passagem bíblica e contar as maravilhas que o SENHOR Jesus Cristo faz em suas vidas. 
Que as famílias abram os olhos para esta parte tão importante na vida das crianças, que a educação cristã de nossos filhos e filhas não seja somente responsabilidade das igrejas e das escolas dominicais ou sabatinas. 
Certamente, se a educação espiritual dos filhos e filhas de pais cristãos tiver como base os princípios passados de pais para filhos, nós teríamos hoje uma igreja mais saudável espiritualmente.

Então diríamos como o salmista: 

A lei do SENHOR é perfeita e refrigera a minha a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos simples. Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro e alumia os olhos. O temor do SENHOR é limpo e permanecem, os juízos do SENHOR são verdadeiros e justos juntamente. Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos. Também por eles é admoestado o teu servo; e em guardar há grande recompensa. (Salmos 19.7-11).

Fonte: Bíblia Sagrada , Ralph Gower. Usos e Costumes dos Tempos Bíblicos.
Resumo: Diácono Irmão José

0 comentários:

Postar um comentário


REGRAS AO COMENTAR:

Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem.


1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).



2 - Comentários ofensivos serão deletados.

Copyright @ 2013 Diácono Irmão José.